Publicidade

Estado de Minas SAN JOSÉ

Costa Rica ultrapassa 50% da população parcialmente imunizada contra covid-19


03/08/2021 21:27

Mais da metade da população da Costa Rica já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19, anunciaram as autoridades governamentais nesta terça-feira (3).

Nas últimas semanas, após a chegada em massa de lotes de imunizantes da Pfizer-BioNTech e da AstraZeneca, a campanha de vacinação neste país da América Central acelerou, tornando julho o mês com mais doses aplicadas (983.893).

"Cinquenta por cento da nossa população já tem sua primeira dose, mas isso é de toda a população (cinco milhões). Se contarmos a população-alvo, que é de pouco mais de quatro milhões, a ultrapassamos em muito. Isso é muito importante. Peço que continuemos neste esforço que está sendo realizado", disse o presidente Carlos Alvarado.

Os dados exatos da Caixa Costarriquenha de Segurança Social (CCSS) indicam que 2.573.189 habitantes já tomaram a primeira dose, enquanto 851 mil estão com o esquema vacinal completo, o que corresponde a cerca de 17% da população.

Na Costa Rica, o tempo entre as duas doses estava previsto inicialmente em três semanas, porém, em maio, o Ministério da Saúde decidiu modificar para 12 semanas, a fim de ter uma parcela maior da população ao menos parcialmente vacinada.

Segundo dados da organização Our World in Data, a Costa Rica é o sexto país da América Latina com o maior percentual de vacinação de pelo menos uma dose, atrás de Uruguai (73,84%), Chile (72,25%) Argentina (55,24%), República Dominicana (51,05%) e Equador (50,36%).

A Costa Rica registrou pouco mais de 400 mil casos e 5 mil mortes por covid-19 desde que o coronavírus chegou ao país em março de 2020.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade