(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CABUL

EUA e Reino Unido acusam talibãs do 'massacre' de dezenas de civis


02/08/2021 12:14 - atualizado 02/08/2021 12:19

Estados Unidos e Reino Unido acusaram os talibãs, nesta segunda-feira (2), de terem cometido "crimes de guerra", acusando-os de "massacrar civis" na cidade de Spin Boldak (sul), perto da fronteira com o Paquistão.

"Em Spin Boldak, Kandahar, os talibãs massacraram dezenas de civis em assassinatos por vingança. Estes assassinatos podem constituir crimes de guerra. Devem ser investigados, e os combatentes, ou chefes talibãs responsáveis, devem prestar contas", declararam as embaixadas de ambos os países em Cabul, em termos similares, em suas respectivas contas do Twitter.

"A liderança dos talibãs deve ser considerada responsável pelos crimes de seus combatentes. Se você não é capaz de controlar seus combatentes agora, não tem nada a fazer com o governo depois", consideraram as duas embaixadas.

As acusações surgem na esteira da divulgação de um relatório da Comissão Independente de Direitos Humanos do Afeganistão (AIHRC), um órgão público.

Em seu informe, o AIHRC diz que "descobriu que, depois de tomar o distrito de Spin Boldak, os talibãs procuraram e identificaram autoridades dos governos anteriores e atuais e mataram pessoas que não tinham qualquer papel combatente".

A Comissão afirma que identificou 40 pessoas assassinadas pelos talibãs neste distrito, mas, "segundo certas alegações, que não puderam ser imediatamente verificadas, seu número pode ser maior".

Os insurgentes também adotaram represálias contra os moradores que acolheram as forças afegãs durante uma tentativa fracassada de reconquistar o distrito, em particular, saqueando suas casas.

Ainda segundo a Comissão, civis também foram mortos por "motivos pessoais" e por "conflitos passados".

Para o órgão, estes assassinatos cometidos pelos talibãs no distrito de Spin Boldak são uma clara violação do direito internacional humanitário e podem constituir crimes de guerra.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)