(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CIDADE DA GUATEMALA

101 migrantes haitianos abandonados por traficanes são resgatados na Guatemala


01/08/2021 21:50

A polícia da Guatemala resgatou neste domingo(1) 101 migrantes haitianos abandonados por traficantes em uma casa na capital, disse o porta-voz da instituição, Jorge Aguilar.

O grupo que incluía várias crianças foi resgatado após a invasão a uma casa em um bairro popular no município de San Miguel Petapa, na periferia sul da Cidade da Guatemala, explicou o oficial.

Os migrantes, cujo objetivo era cruzar para o México e chegar aos Estados Unidos, foram abandonados "por indivíduos que se dedicam ao tráfico ilegal de pessoas" e permaneceram no local por três dias sem comida e água, acrescentou.

Durante a operação, foram apreendidos dois ônibus nos quais os migrantes podem ter sido transportados.

Em meados de julho, as forças de segurança da Guatemala detiveram 145 migrantes sem documentos de sete países em uma rodovia no sul do país.

Os viajantes estavam sendo transportados em um caminhão até a fronteira com o México para continuar sua jornada para os Estados Unidos.

Os detidos vieram do Haiti (117), Cuba (13), Venezuela (6), Brasil (4), Chile (3), Nicarágua (1) e Filipinas (1).

A Guatemala, assim como os demais países da América Central, faz parte da rota migratória de pessoas que buscam chegar irregularmente aos Estados Unidos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)