(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

EUA acusa o Irã de ataque contra petroleiro e promete resposta "apropriada"


01/08/2021 16:09

Os Estados Unidos acusaram, neste domingo (1), o Irã pelo ataque letal contra um petroleiro dirigido por um magnata israelense na costa de Omã, algo que Teerã nega.

"Depois de revisar as informações disponíveis, estamos convencidos de que o Irã realizou este ataque", disse o secretário de Estado americano, Antony Blinken, em um comunicado.

O petroleiro "Mercer Street" foi atacado com um drone na quinta-feira no norte do Oceano Índico, em uma operação que matou dois membros de sua tripulação.

"Estamos trabalhando com nossos parceiros para considerar nossos próximos passos e consultar governos dentro e fora da região sobre uma resposta apropriada", acrescentou Blinken.

Reino Unido também informou no domingo que acredita que o Irã deliberadamente realizou o ataque em "uma clara violação do direito internacional".

O Irã negou seu envolvimento nesta ação. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Saeed Khatibzadeh, disse que Israel "deve parar com essas acusações sem fundamento".

"O Irã não hesitará por um momento em defender seus interesses e segurança nacional", disse ele em coletiva de imprensa.

O grupo britânico Dryad Global, especializado em segurança marítima, referiu-se ao ataque ao petroleiro como "represálias da guerra nas sombras" entre Irã e Israel.

O mar de Omã está localizado entre o Irã e Omã e ali está o estratégico Estreito de Ormuz, por onde transita grande parte do petróleo mundial e onde está presente uma coalizão liderada pelos Estados Unidos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)