(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GENEBRA

Grandes organizações internacionais pedem para priorizar vacinação em países pobres


31/07/2021 14:50 - atualizado 31/07/2021 14:55

Quatro das organizações mais importantes do mundo em saúde, economia e comércio lançaram um pedido conjunto neste sábado (31) aos produtores de vacinas anticovid para que priorizem a entrega de doses aos países pobres.

Em um comunicado conjunto, os líderes da Organização Mundial da Saúde, da Organização Mundial do Comércio, do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial defenderam que os países com programas de vacinação mais avançados liberem suas doses para os Estados menos afortunados.

"Reiteramos a urgência de fornecer acesso às vacinas contra a covid-19, aos testes e aos tratamentos para os países em desenvolvimento", afirmaram.

"Em relação às vacinas, uma limitação principal é a aguda e alarmante escassez na oferta de doses a países de baixa e média-baixa renda, especialmente no que resta de 2021", acrescentaram.

"Pedimos aos países com programas de vacinação avançados que liberem o quanto antes o máximo de suas doses contratadas que puderem ao Covax, à AVAT (o Fundo Africano de Aquisição de Vacinas, ndlr) e aos países de renda baixa e média-baixa", solicitaram.

O Covax é um mecanismo liderado pela OMS para entregar vacinas aos países menos desenvolvidos.

Os líderes dessas organizações denunciaram que os contratos de entrega de vacinas às nações pobres estavam sofrendo atrasos e que menos de 5% das doses adquiridas foram entregues.

"Pedimos aos fabricantes de vacinas anticovid que redobrem seus esforços para dimensionar a produção de vacinas especificamente para esses países e que garantam que o abastecimento de doses para o Covax e países com rendas baixa e média-baixa tenham prioridade na entrega de doses de reforço", pediram.

Também pediram aos governos que reduzam ou eliminem as barreiras à exportação de vacinas e materiais exigidos para sua produção.

As quatro agências internacionais criaram uma unidade conjunta para identificar e resolver os problemas de produção de vacinas covid-19 para países em desenvolvimento. Esta equipe teve sua primeira reunião em 30 de junho.

Até agora, mais de 4 bilhões de doses de vacinas anticovid foram aplicadas no mundo, segundo uma contagem da AFP.

Nos países de alta renda, segundo a classificação do Banco Mundial, foram aplicadas 98,2 doses a cada 100 habitantes.

Por outro lado, nos 29 países com menor renda do mundo, foi aplicada apenas 1,6 dose a cada 100 pessoas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)