O túnel, com cerca de 3 quilômetros de extensão, visa descongestionar um importante eixo rodoviário leste-oeste e tem um custo de 1,6 bilhão de libras (11,39 bilhões de reais).
O projeto é muito criticado pela chamada Aliança de Stonehenge, que reúne várias associações.
Um painel de especialistas também se opõe ao túnel porque acredita que ele poderia causar "danos permanentes e irreversíveis" ao sítio arqueológico, mas o governo o aprovou no outono passado.
A decisão é considerada "ilegal" pelo Juiz David Holgate, que nesta sexta-feira decidiu que o ministro dos Transportes, Grant Shapps, não contemplou soluções alternativas, apesar de o estatuto do Patrimônio Mundial o obrigar a fazê-lo.
"Estamos extremamente felizes com o resultado deste julgamento", explicou John Adams, diretor do local do Save Stonehenge World Heritage Site (SSWHS).
A concessionária Highways England, que conduz o projeto, declarou em um tuíte que está "extremamente decepcionada com a decisão" e indicou que aguardaria o ministério dos transportes "examinar suas opções".
Construído em etapas entre aproximadamente 3.000 e 2.300 anos antes de Cristo, Stonehenge é um dos monumentos megalíticos mais importantes do mundo por seu tamanho e precisão arquitetônica.
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LONDRES