(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MANAVGAT

Maioria dos incêndios florestais no sul da Turquia está controlada


30/07/2021 11:28

A maioria dos incêndios florestais na costa mediterrânea da Turquia, que deixaram quatro mortos e obrigaram a evacuação dezenas de aldeias, está controlada, anunciaram as autoridades turcas nesta sexta-feira (30).

"57 dos 71 incêndios em todo o país foram controlados", disse nesta sexta o ministro de Agricultura, Bekir Pakdemirli.

"A situação melhora em todos os incêndios ativos", acrescentou o ministro.

Desde quarta-feira foram declarados diferentes focos de incêndio nas florestas de Manavgat, Alanya, Adana, Mersin, Bodrum e Marmaris, perto de lugares turísticos do sul da Turquia, que alcançaram rapidamente as áreas habitadas devido aos fortes ventos.

Os incêndios causaram a morte de quatro pessoas, entre elas um homem de 25 anos que se dirigia a um local devastado em Marmaris para prestar ajuda, segundo a rede de televisão NTV.

Dezenas de casas, campos e estábulos de várias cidades foram destruídos pelas chamas.

Devido ao aumento do fogo, as autoridades evacuaram dezenas de cidades. Também evacuaram um hotel na cidade turística de Bodrum.

"A eletricidade foi cortada à noite. Não conseguimos dormir por causa do estresse. Acordamos com uma chuva de cinzas", disse Gulin Dede Tekin, que saiu de seu hotel ameaçado pelo incêndio em Marmaris, a um repórter da AFP no local.

Mais de 4.000 bombeiros, auxiliados por helicópteros e aviões, tentam controlar os incêndios.

Diante do surgimento de vários focos de incêndio ao mesmo tempo, as autoridades turcas dizem que não descartam uma origem criminosa.

"Quem provocou esses incêndios? Temos suspeitas, assim como nossos concidadãos. Todas as nossas instituições realizam uma investigação sensível a respeito. Os suspeitos foram presos", destacou nesta sexta-feira o ministro das Relações Exteriores Mevlut Cavusoglu, que visitou Manavgat.

Cinco pessoas foram detidas em Osmaniye (sul) por supostos vínculos com os incêndios nessa região.

Duas crianças também são suspeitas de terem provocado acidentalmente o incêndio que destruiu Marmaris, informou a agência privada DHA.

"Todo o apoio necessário será dado aos nossos concidadãos que sofreram o incêndio", declarou na quarta-feira à noite o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, que também prometeu uma investigação a fundo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)