(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BOGOTÁ

Colômbia convoca seu embaixador na Nicarágua em repúdio a prisões de opositores


28/07/2021 17:55

A Colômbia convocou seu embaixador na Nicarágua nesta quarta-feira (28), em repúdio à onda de prisões de opositores antes das eleições gerais de 7 de novembro, nas quais o presidente Daniel Ortega pode buscar a reeleição após 14 anos no poder.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores disse que solicitou o retorno do embaixador Alfredo Rangel em protesto contra "a perseguição sistemática contra a oposição política, o jornalismo e as lideranças sociais na Nicarágua".

"O Governo da Colômbia insta o Governo da Nicarágua a libertar imediatamente os presos políticos e a cessar esta perseguição sistemática, bem como a permitir o livre exercício das liberdades políticas e uma eleição democrática transparente e livre para que o povo nicaraguense escolha seu destino", adicionou.

A relação entre os dois países vem se deteriorando desde 2012 devido a uma decisão da Corte Internacional de Justiça que definiu os limites marítimos no mar do Caribe e cedeu à Nicarágua parte do território que pertencia à Colômbia.

Antes da Colômbia, México e Argentina também convocaram seus embaixadores em Manágua pelas "ações preocupantes" contra a oposição nicaraguense.

A Nicarágua vive uma nova crise política após a prisão de 29 opositores, incluindo sete pré-candidatos à presidência, a pouco mais de três meses da votação.

Embora Ortega, de 75 anos, não tenha feito ainda um anúncio oficial, seu aliados presumem que ele será o candidato da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN, de esquerda).

Ortega afirma que os detidos não são candidatos, mas "criminosos" que se organizaram com financiamento dos Estados Unidos para tentar um golpe de Estado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)