(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BERLIM

Dois mortos e 5 desaparecidos por explosão em estação de resíduos na Alemanha


27/07/2021 15:40 - atualizado 27/07/2021 15:43

Uma explosão de origem desconhecida em uma estação de tratamento de resíduos deixou ao menos duas mortes, 31 feridos - três deles graves - e cinco desaparecidos em Leverkusen (oeste da Alemanha), cujos habitantes foram instados a não deixarem suas casas.

Uma enorme coluna de fumaça preta, visível de longe, emergiu durante todo o dia da área do desastre, um centro de armazenamento de resíduos e um incinerador, próximo a um parque industrial especializado em produtos químicos.

"A busca por desaparecidos continua intensamente. Infelizmente, a esperança de encontrá-los com vida diminui", declarou Lars Friedrich, diretor de Chempark, onde está localizada a fábrica de reciclagem Usenta.

A explosão, seguida por um incêndio localizado, ocorreu por volta das 9h40 (04h40 de Brasília).

O incêndio derivado da explosão foi contido após várias horas de trabalho dos bombeiros.

A ex-subsidiária da gigante química Bayer disse que os moradores de Leverkusen foram instados a "ficar em quartos trancados, desligar o ar-condicionado e, por precaução, fechar portas e janelas".

O incidente é classificado como de "perigo extremo", de acordo com o aplicativo de alerta nacional de desastres Nina.

A estação está localizada no limite de um parque industrial que reúne empresas do setor químico, um dos maiores do gênero na Europa, nos arredores de Leverkusen.

Esta cidade, que tem cerca de 160.000 habitantes, está localizada a cerca de vinte quilômetros de Colônia.

As medições da qualidade do ar mostram que a população de Colônia "não está em perigo", tuitou o corpo de bombeiros desta cidade de mais de um milhão de habitantes.

"Eu ouvi o terrível som da explosão e imediatamente fechei as janelas e portas", relatou no Twitter Elke Bitzer, que mora perto da fábrica.

"Foi um boom e tanto, parecia um cogumelo atômico", comentou na rede social "Halfchicken666".

Cerca de 360 bombeiros e policiais foram mobilizados para este incidente.

A possível poluição na área é monitorada pela cidade de Leverkusen que, no entanto, detectou, no final da tarde, "nenhum aumento das cargas poluentes".

A prefeitura informou que a precipitação empoeirada consistia em "partículas do tamanho de um centavo ou mesmo de uma moeda de euro com consistência oleosa".

"Portanto, é recomendável não levar fuligem para dentro de casa, ou seja, tirar os sapatos e deixá-los na porta", acrescentou.

Durante uma coletiva de imprensa em Leverkusen, o diretor da Chempark, Lars Friedrich, explicou que estavam em andamento expertises para identificar a composição da nuvem de fumaça.

O destino desta cidade às margens do Reno está ligado há décadas ao setor químico, o terceiro ramo industrial alemão.

O prefeito da cidade, Uwe Richrath, falou de "um dia obscuro para o povo de Leverkusen".

Uma linha direta foi criada para responder às perguntas dos residentes preocupados.

Os residentes também foram solicitados a relatar quaisquer avistamentos de fuligem ou resíduos para que sejam examinados.

O incêndio que se seguiu à explosão e atingiu os tanques de solvente foi extinto após várias horas de intervenção dos bombeiros.

Três dos tanques "foram completamente ou parcialmente destruídos", disse Friedrich, tornando impossível dizer precisamente onde ocorreu a explosão.

Bayer


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)