(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BERLIM

Merkel considera 'bom avanço' acordo com EUA sobre Nord Stream 2


22/07/2021 08:02

A chanceler alemã, Angela Merkel, classificou nesta quinta-feira (22) como "um bom avanço" o acordo fechado na véspera entre Estados Unidos e Alemanha sobre o futuro gasoduto Nord Stream 2, embora ainda existam "diferenças" entre os dois países.

"É um bom avanço, que exigiu vontade de compromisso de ambos os lados", afirmou Merkel em entrevista coletiva em Berlim.

Ela destacou, contudo, que o acordo não "resolve todas as diferenças" a respeito deste polêmico gasoduto que unirá Rússia e Alemanha, evitando passar pela Ucrânia.

A Ucrânia vê o fluxo de gás russo que até agora atravessa seu território como uma fonte de influência e uma vantagem econômica. As tarifas de trânsito do gás aportam US$ 3 bilhões por ano aos seus cofres.

Para a oposição republicana nos Estados Unidos, o gasoduto entre Rússia e Alemanha trai a Ucrânia e fortalece o presidente russo, Vladimir Putin.

Joe Biden, que na semana passada recebeu Angela Merkel na Casa Branca, suspendeu a maioria das sanções a Nord Stream exigidas pelo Congresso. O presidente democrata alega que o gasoduto está quase concluído e que é melhor trabalhar ao lado da Alemanha.

A Alemanha concordou em ajudar a Ucrânia a reduzir sua dependência energética da Rússia, criando um fundo de pelo menos US$ 1 bilhão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)