(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MONTREAL

Província do Canadá decreta emergência por incêndios


20/07/2021 22:30

A província ocidental canadense da Colúmbia Britânica decretou estado de emergência nesta terça-feira devido ao avanço dos incêndios florestais, que devem crescer ainda mais nos próximos dias, devido ao forte calor e aos ventos.

"Chegamos a um ponto crítico", disse o ministro provincial de Segurança Pública, Mike Farnworth. "Com base no conselho dos funcionários de gerenciamento de incêndios florestais e emergências, e em minha sessão informativa da noite passada sobre a piora das condições climáticas, decreto estado de emergência na província", declarou.

A decisão dá poderes para organizar evacuações em massa e fornecer acomodação de emergência para os desabrigados, explicou o ministro. Um total de 5.700 pessoas estavam sob ordem de evacuação na província nesta terça-feira, mais do dobro do dia anterior. Outros 32.000 residentes foram colocados em alerta.

Os incêndios devastam o oeste do Canadá e a costa oeste dos Estados Unidos há semanas, após uma onda de calor escaldante no fim de junho, que especialistas relacionaram às mudanças climáticas. Segundo o diretor de operações do serviço de incêndios florestais da Colúmbia Britânica, Cliff Chapman, cerca de 3.000 quilômetros quadrados já se transformaram em fumaça na província, mais de três vezes a área média que costuma queimar nessa altura do ano.

A província tem cerca de 300 incêndios florestais ativos, provocados pelo clima quente e seco, que deve continuar nos próximos dias, além de ventos crescentes, que podem espalhar as chamas.

O interior e o sudoeste da Colúmbia Britânica, incluindo parte de sua fronteira com os Estados Unidos, são particularmente afetados. Mais de 3.000 bombeiros lutam contra os incêndios em toda a província.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)