(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas JERUSALÉM

Israel lança disparos contra o Líbano em represália a foguetes


20/07/2021 15:17 - atualizado 20/07/2021 15:19

O Exército israelense fez disparou contra o Líbano, na manhã desta terça-feira (20), em resposta a foguetes lançados contra seu território - informa um comunicado militar.

"Dois foguetes foram disparados do Líbano contra território israelense (...) Em represália, a artilharia israelense disparou contra o território libanês", disse o Exército em um comunicado.

Um dos foguetes foi interceptado pelo sistema antimísseis Cúpula de Ferro, e outro caiu em um terreno baldio, relatou o Exército israelense.

Segundo fontes de segurança libanesas, foguetes do tipo Grad foram lançados do sul do Líbano para Israel. O Exército libanês ainda não identificou os autores.

"Responderemos aberta ou secretamente, ou as duas formas ao mesmo tempo, a qualquer violação da nossa soberania", declarou nesta terça-feira o chefe do Exército israelense, o general Aviv Kochavi, durante a visita a uma base militar, segundo imagens de seu discurso enviadas à imprensa.

Estacionada no sul do Líbano na fronteira com Israel, a Força Interina das Nações Unidas no país (Finul) pediu "mais moderação" dos envolvidos.

"A Finul está em contato com as duas partes e pede que se evite uma escalada", afirmou esta força, em um comunicado.

Presente no Líbano desde 1978, a Finul monitora a fronteira israelense desde 2006, em coordenação com o Exército libanês e vela pela aplicação da resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU, adotada após a guerra entre Israel e Hezbollah.

O ministro israelense da Defesa, Benny Gantz, designou o Líbano como "responsável pelas operações terroristas de seu território".

Os últimos disparos de foguetes contra Israel do Líbano foram em maio, quando Israel travava uma guerra contra o movimento islamista Hamas na Faixa de Gaza.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)