(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CAIRO

Vestígios de cidade antiga submersa são descobertos no Egito


19/07/2021 20:17

Arqueólogos descobriram vestígios de um navio militar e um complexo funerário em Heracleion, antiga cidade egípcia submersa no Mediterrâneo, anunciou o Ministério de Antiguidades do Egito nesta segunda-feira.

A descoberta foi feita durante escavações submarinas em Heracleion (Thonis no antigo Egito), que foi um dos principais portos do país na foz do Nilo até Alexandre, o Grande fundar a cidade de Alexandria, em 331 a.C..

A cidade, descoberta em 2001, submergiu após uma série de tremores e grandes marés. "Uma missão franco-egípcia encontrou rastros de um navio militar da era ptolomaica e vestígios de um complexo funerário grego do século IV a.C.", informou o Ministério de Antiguidades egípcio em comunicado.

A embarcação, de fundo chato, equipada com remos longos, mastro e velas, tinha 25 metros de comprimento e era usada para navegação no Delta do Nilo, segundo as primeiras deduções dos arqueólogos. Segundo eles, o navio deveria atracar junto ao antigo templo de Amon e afundou após o colapso do prédio devido a um terremoto, no século II a.C..

"As descobertas de embarcações daquela época são excepcionais", considerou Franck Goddio, do Instituto Europeu de Arqueologia Submarina, que dirigiu a missão. Os pesquisadores também descobriram um complexo funerário que mostra a presença de comerciantes gregos na região nessa época.

De acordo com o ministério, os gregos dominavam a região, onde construíram templos funerários, cujos vestígios foram descobertos debaixo d'água em excelente estado, assinalou Goddio. Essas últimas descobertas "mostram a riqueza dos templos naquela cidade, que agora repousa no Mediterrâneo", ressaltou o ministério.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)