(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ADIS ABEBA

Caravana de ajuda alimentar com destino à região etíope do Tigré é atacada, afirma ONU


19/07/2021 13:57

Uma caravana que transportava ajuda alimentar com destino ao Tigré, região etíope que enfrenta a guerra e a fome, foi atacada neste domingo (18), anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU).

Dois veículos do Programa Mundial de Alimentos (PMA) foram atacados a 115 km da cidade de Semera, capital da região Afar, "quando tentavam levar mercadorias humanitárias essenciais para a região do Tigré", declarou o PMA em um comunicado.

A agência da ONU afirmou que trabalha com funcionários locais para determinar quem realizou o ataque.

A estrada que passa por Semera para entrar no Tigré, pelo leste, se tornou essencial para a entrega de ajuda humanitária nas últimas semanas, depois que dois pontos cruciais situados em outras estradas foram destruídos no final de junho.

O primeiro-ministro etíope Abiy Ahmed, prêmio Nobel da paz em 2019, enviou o exército ao Tigré em novembro passado para destituir as autoridades regionais, que surgiram a partir do Frente de Libertação do Povo do Tigré (TPLF).

Abiy proclamou vitória no final de novembro após a tomada da capital regional Mekele, mas os combates e as invasões continuaram.

Um responsável da ONU afirmou em julho ao Conselho de Segurança que a fome afeta agora 400.000 pessoas no Tigré.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)