(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MECA

Começa a segunda peregrinação a Meca em tempos de pandemia


17/07/2021 14:59 - atualizado 17/07/2021 15:02

Centenas de peregrinos se reuniram neste sábado(17) na Grande Mesquita de Meca (oeste da Arábia Saudita) para participar da peregrinação anual dos muçulmanos, a segunda após o surgimento da pandemia do coronavírus, que obrigou a rígidas medidas sanitárias e de capacidade.

Neste ano, poderão participar apenas 60 mil residentes da Arábia Saudita, nacionais e estrangeiros, que são escolhidos por sorteio. Um número acima dos 10.000 no ano passado, mas muito menor do que em tempos normais.

A Arábia Saudita está tentando repetir o sucesso do ano passado, sem surtos de covid-19 durante o ritual de cinco dias, apesar de despertar ressentimento entre os muçulmanos fora do país.

Na manhã de sábado, centenas de fiéis divididos em pequenos grupos começaram a girar em torno da Kaaba, a estrutura cúbica preta localizada no coração da Grande Mesquita e para a qual as orações dos muçulmanos em todo o mundo são dirigidas.

Essa caminhada, conhecida como "tawaf" em árabe, é essencial para completar a peregrinação a Meca e marca o início das festividades.

Os ritos religiosos começarão no domingo. "Sinto que ganhei na loteria", disse o farmacêutico egípcio Mohamed El Ether após ser escolhido. "Este é um momento especial e inesquecível na vida.

Agradeço a Deus por me dar a oportunidade de ser aceito entre tantas pessoas que se inscreveram", disse o homem de 31 anos à AFP.

Entre os sortudos está Ameen, um empreiteiro indiano de 58 anos baseado na cidade oriental de Dammam, que foi escolhido para participar do hajj com sua esposa e três filhos adultos.

"Estamos muito satisfeitos", disse Ameen, que se identificou apenas com o primeiro nome. "Muitos amigos e familiares nossos foram rejeitados."

A Arábia Saudita é o lar de muitas pessoas do sul e do leste da Ásia, da África e do Oriente Médio.

Em 2019, cerca de 2,5 milhões de muçulmanos em todo o mundo participaram do hajj, o feriado anual considerado um pilar do Islã que todos os muçulmanos devem comparecer pelo menos uma vez na vida.

- Exposição limitada -

O canal de notícias Al Ekhbariya mostrou imagens de trabalhadores desinfetando a área da Grande Mesquita ao redor da Caaba, o ponto focal do Islã, em antecipação aos rituais.

Semanas atrás, o ministério responsável pelo evento disse que adotaria "os mais altos níveis de precauções sanitárias" em face das novas variantes da covid-19.

Os escolhidos entre mais de 558 mil candidatos devem estar totalmente vacinados contra o coronavírus, ter entre 18 e 65 anos e não ter doenças crônicas, segundo o ministério responsável.

Os peregrinos serão divididos em grupos de 20 "para limitar qualquer exposição a esse grupo e evitar que a infecção se espalhe", disse o subsecretário do ministério responsável pelo hajj, Mohamed al Bijawi, à imprensa oficial.

A Arábia Saudita detectou mais de 507.000 infecções por coronavírus e mais de 8.000 mortes, entre uma população de 34 milhões.

Além das restrições sanitárias, o preço de participação deste ano foi de US $ 3.200.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)