(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CANNES

Saiba como delibera o júri em Cannes


17/07/2021 09:24

O júri do Festival de Cannes, presidido pelo diretor americano Spike Lee, se reunirá neste sábado (17) em uma mansão protegida pela polícia, cuja localização não foi informada, para decidir os prêmios do concurso.

De acordo com o regulamento do Festival, o júri deve "obrigatoriamente" entregar sete prêmios: a Palma de Ouro, o Grande Prêmio, o Prêmio do Júri e as premiações de direção, roteiro e atuação feminina e masculina.

Os vencedores só podem ter um prêmio ex aequo, mas esta modalidade não pode ser aplicada à Palma de Ouro.

Outra disposição: um filme só pode receber um prêmio, exceto o prêmio de melhor roteiro e do Júri, que podem se associar a um prêmio de atuação, com autorização prévia do presidente do Festival, Pierre Lescure.

Neste cenário tão regulamentado, o júri possui certa liberdade, como foi o caso em 2013 com a Palma de Ouro para o filme "A vida de Adèle", que foi compartilhado pelo seu diretor, Abdellatif Kechiche, e seus dois atores, Léa Seydoux e Adèle Exarchopoulos.

Uma garrafa de champanhe serve de urna: os membros do júri depositam um pequeno papel dobrado quatro vezes.

As decisões são tomadas por maioria absoluta nos dois primeiros turnos e por maioria relativa nos seguintes. Lescure e o delegado geral do Festival, Thierry Frémaux, assistem as deliberações, mas não fazem parte da votação.

Assim que possível, os responsáveis do Festival ligam para os produtores para dar boas ou más notícias.

"Minhas mensagens não poderiam ser mais concisas", afirma Frémaux em seu livro "Seleção oficial: Diário". "O filme não ganhou nada, sinto muito", "O filme ganhou algo, a equipe tem que voltar".

Os ganhadores saberão os resultados a partir das 14h30 (horário de Brasília), quando começar a cerimônia no histórico Palácio de Festivais de Cannes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)