(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CABUL

Talibãs e funcionários de província do Afeganistão decidem um cessar-fogo


15/07/2021 15:25 - atualizado 15/07/2021 15:26

Líderes locais e talibãs decidiram, nesta quinta-feira (15), um cessar-fogo na província ocidental afegã de Badghis, cuja capital Qala-i-Naw está há vários dias sendo atacada pelos insurgentes, que estão implacando uma grande ofensiva no país.

"O cessar-fogo entre as forças afegãs e o os talibãs entrou em vigor às 10h da manhã de hoje (quinta-feira, horário local) e foi negociado pelos líderes tradicionais", afirmou à AFP o governador da província, Hessemuddin Shams, acrescentando que a trégua não tem um tempo específico determinado.

Os talibãs atacaram Qala-i-Naw várias vezes desde 7 de julho, tornando-a a primeira capital provincial atacada desde o início de sua ofensiva total contra as forças afegãs, no início de maio. Em todas as ocasiões, foram rejeitados após intensos combates.

Horas antes de anunciar o acordo, um responsável do governo explicou que os talibãs haviam proposto um cessar-fogo de três meses em troca da libertação de 7.000 de seus militantes presos em presídios afegãos.

A oferta dos talibãs traz "uma exigência considerável", declarou à imprensa o negociador Nader Nadery, porta-voz da delegação governamental nas negociações de paz iniciadas em setembro em Doha, capital do Catar, atualmente estagnadas.

Nadery, que posteriormente disse que nenhuma proposta oficial havia sido feita, afirmou que no ano passado 5.000 presos talibãs foram libertados para iniciar as negociações de Doha e que depois "a violência não cessou, pelo contrário, aumentou".

Os talibãs assumiram o controle de grandes porções do território afegão nos últimos dois meses, graças a uma ofensiva lançada em paralelo com a retirada final das tropas estrangeiras do Afeganistão. Esta saída começou no início de maio e deve ser concluída até o final de agosto.

Privadas do crucial apoio americano, as forças afegãs oferecem pouca resistência e agora controlam apenas as capitais provinciais e as estradas principais.

- Multidão incontrolável -

Os insurgentes assumiram, em particular, o controle dos principais postos de fronteira com Irã, Turcomenistão, Tadjiquistão e, desde quarta-feira, o Paquistão, rota de acesso do Afeganistão ao oceano, um país sem litoral.

Nesta quinta-feira, os talibãs patrulhavam a cidade estratégica de Spin Boldak, capturada no dia anterior. Agora, controlam também o eixo principal que conecta o posto de fronteira com o Paquistão próximo a Kandahar, a grande cidade do sul do Afeganistão.

"O mercado está fechado, e os comerciantes temem que a situação degenere", disse à AFP Mohammad Rasoul, morador de Spin Boldak, a cerca de 30 quilômetros da fronteira.

No posto fronteiriço de Weish, no lado afegão, a bandeira branca dos talibãs seguia visível nesta quinta, depois da retirada da bandeira nacional no dia anterior, observou um correspondente da AFP no lado paquistanês da fronteira.

Esse ponto de passagem leva à província paquistanesa de Baluchistão (sudoeste), que tem fama de abrigar parte da liderança talibã, na cidade paquistanesa de Quetta, ou de receber os talibãs feridos.

Também conecta o Afeganistão à estrada que leva ao grande porto paquistanês de Karachi, na costa do Mar Arábico.

Do outro lado da fronteira, no posto de Chaman, os guardas do Paquistão dispersaram nesta quinta, com bombas de gás lacrimogêneo, uma multidão de pessoas reunidas na fronteira, ansiosas para entrar no Afeganistão. A passagem está completamente fechada desde quarta.

"Uma multidão incontrolável de cerca de 400 pessoas tentou cruzar à força" a fronteira, relatou um oficial da força de segurança no posto de Chaman, que pediu para não ser identificado.

"Eles atiraram pedras, o que nos obrigou a usar gás lacrimogêneo", alegou.

Segundo ele, cerca de 1.500 pessoas estão concentradas no lado paquistanês da fronteira, esperando desde ontem para cruzar para o Afeganistão.

"Tivemos que reagir com cassetetes, porque as pessoas estavam fugindo do controle", confirmou outro oficial da fronteira, também sob condição de anonimato.

Uma autoridade do governo em Chaman, Jumadad Khan, afirmou que a situação agora está "sob controle".

Uma fonte dos talibãs disse à AFP que cerca de 100 pessoas também estavam reunidas no lado afegão da fronteira, com a esperança de entrar no Paquistão.

"Estamos discutindo com as autoridades paquistanesas. Uma reunião formal está marcada para hoje (quinta-feira), e esperamos que seja aberta em um ou dois dias", informou ele.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)