(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Economia americana apresenta crescimento 'de robusto a moderado' (Fed)


14/07/2021 17:24

A atividade econômica continua se fortalecendo nos Estados Unidos e apresenta um crescimento "de robusto a moderado", afirma o Federal Reserve (Fed) em seu relatório sobre a conjuntura divulgado nesta quarta-feira.

De acordo com o chamado Livro Bege, publicado duas semanas antes da reunião de política monetária do banco, observa-se "um crescimento acima da média" nos setores de transporte, turismo, indústria manufatureira e serviços não financeiros.

Das 12 regiões do Fed, sete mencionam uma "forte alta dos preços". Ainda que alguns dos profissionais ouvidos para o relatório considerem que se trata de uma situação temporária, "a maioria espera novos aumentos dos custos de produção e dos preços de venda nos próximos meses".

A principal causa do aumento dos preços é o acúmulo de gargalos nas redes de abastecimento, "causando escassez de materiais e mão de obra, atrasos nas entregas e redução nos estoques de muitos produtos de consumo", aponta o texto.

O presidente do Fed, Jerome Powell, reconheceu nesta quarta-feira que a inflação continuará elevada nos próximos meses, mas afirmou que a mesma diminuirá assim que os gargalos e outros problemas temporários forem resolvidos.

Embora as perspectivas para a demanda melhorem, muitos participantes do estudo "expressaram incerteza, até mesmo pessimismo", em relação à melhora dos problemas de abastecimento, adverte o relatório.

O crescimento do emprego ainda é "leve ou modesto" em três quartos das regiões do sistema. A dificuldade para encontrar mão de obra continua e deve durar até o começo do outono, de acordo com o Livro Bege divulgado nesta quarta-feira, que cobre o período de meados de maio a 2 de julho.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)