(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LA CIOTAT

França tem o cinema mais antigo do mundo, segundo Guinness


13/07/2021 10:22

O francês "Eden-Théâtre", onde foram projetados os primeiros filmes dos irmãos Lumière, foi reconhecido oficialmente como o cinemas mais antigo do mundo em funcionamento pelo Livro Guinness dos Recordes.

Localizado em La Ciotat, perto de Marselha, no sul da França, este cinema tem "a sala mais antiga do mundo em funcionamento", declarou no início de julho o guia de referência que coleta e certifica os recordes mundiais.

Foi inaugurado em 15 de junho de 1889 neste pequeno porto mediterrâneo então com 12.000 habitantes e que hoje conta com mais de 35.000 moradores.

Em seus primórdios, o Eden acolhia apresentações teatrais, concertos e até lutas de boxe e greco-romana, relata em sua página on-line.

Seu proprietário à época, Raoul Gallaud, ficou amigo de Antoine Lumière, pai de Louis e Auguste Lumière, que havia adquirido uma casa de veraneio na região.

Foi convidado a participar de uma primeira "experiência cinematográfica" na casa de Lumière, em 21 de setembro de 1895, e sugeriu a Antoine que repetisse a experiência no Eden, relatou à AFP o diretor de comunicação do cinema.

Durante a projeção organizada alguns dias depois, porém, foram registrados problemas técnicos.

Antoine Lumière então repetiu a experiência em Paris, no Grand Café, desaparecido no século XIX, em 28 de dezembro de 1895. Esta data é hoje considerada pelos historiadores como o nascimento do cinema.

Não houve novas projeções até 21 de março de 1899, quando o Eden exibiu uma série de filmes dos irmãos Lumière. Esta sessão é a que foi considerada e mantida pelo Guinness.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)