(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GENEBRA

ONU pede retirada das tropas eritreias da região etíope de Tigré


13/07/2021 07:50

O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas pediu nesta terça-feira (13) a retirada, de forma rápida e verificável, das tropas da Eritreia instaladas na região etíope de Tigré, ainda mergulhada em conflitos.

Este órgão da ONU aprovou uma resolução apresentada pela União Europeia (UE), celebrando o cessar-fogo decretado no final de junho por parte do governo federal. Ao mesmo tempo, o texto mostra sua preocupação com os graves abusos cometidos na região, em meio a massacres de civis e violência sexual.

A resolução manifesta sua preocupação, sobretudo, com a participação nestes abusos das tropas da Eritreia, que intervieram no Tigré para apoiar o Exército federal da Etiópia em sua luta contra as antigas autoridades regionais.

Com 20 votos a favor, 14 contra e 13 abstenções no conselho, a resolução aprovada pede que "se detenham imediatamente todas as violações dos direitos humanos, os abusos e as violações do direito internacional humanitário".

O texto solicita ainda a "retirada rápida e verificável das tropas eritreias da região de Tigré".

O Exército da Eritreia é acusado de cometer atrocidades contra a população civil, incluindo execuções sumárias e estupros.

Antes da votação, o representante da Eritreia rejeitou a resolução e afirmou que suas tropas já haviam deixado a região. A Etiópia também criticou o texto, considerando-o como uma interferência na investigação que está sendo realizada por este órgão da ONU sobre a situação em Tigré.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)