(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PEQUIM

Grupos chineses dos direitos LGTB são bloqueados nas redes sociais


07/07/2021 18:18 - atualizado 07/07/2021 18:19

Várias contas de grupos de estudantes chineses a favor dos direitos da comunidade LGBT e do feminismo foram bloqueadas no popular aplicativo WeChat, nesta quarta-feira (7), gerando convocações de protestos on-line.

As páginas de grupos do WeChat - como a Gay Pride, da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong, e aColorsWorld, da Universidade de Pequim - foram suprimidas. Em seu lugar, aparece uma mensagem, informando que "o conteúdo foi bloqueado, e o uso da conta foi suspenso".

Sem dar detalhes, a mensagem afirma que o WeChat recebeu "reclamações relevantes" sobre as páginas.

O Super-app WeChat é a maior plataforma de mídia social da China, com mensagens instantâneas, blogs e outros conteúdos, além da capacidade de fazer pagamentos.

As empresas de mídia social chinesas frequentemente censuram conteúdo considerado politicamente sensível ou impróprio, com censores anteriormente identificando conteúdo relacionado a temas LGBTQ em aplicativos de streaming de vídeo e filmes estrangeiros.

Um organizador de grupo LGBTQ em uma universidade chinesa, que pediu para não ser identificado, contou à AFP que eles já enfrentaram censura de artigos individuais que foram considerados como tendo ultrapassado os limites. Além disso, perdeu sua página inteira do WeChat na noite de terça-feira.

"Todos dos grupos LGBT que foram afetados estão muito indignados", declarou.

A Tencent, proprietária do WeChat, não respondeu ao questionamento da AFP sobre o que motivou as remoções das contas do aplicativo.

Vários usuários do WeChat não afetados pelo bloqueio circularam listas de contas excluídas e convocaram um protesto digital contra o ocorrido nesta quarta-feira, pedindo aos leitores que mudassem seus nomes de perfil para "Conta sem nome" em apoio a esses grupos.

"Hoje à noite, somos todos contas sem nome", afirmaram em postagens que foram excluídas pouco depois.

Embora a China tenha descriminalizado a homossexualidade em 1997, o casamento entre pessoas do mesmo sexo é ilegal, e temas relacionados com a comunidade LGBT são considerados delicados.

Weibo

Tencent


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)