(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas JOANESBURGO

Polícia sul-africana fica de prontidão para eventual prisão de Zuma


05/07/2021 09:06

O ministro de Polícia da África do Sul, Bheki Cele, disse nesta segunda-feira (que suas forças aguardam ordens judiciais sobre a detenção do ex-presidente Jacob Zuma, que se recusa a se entregar para cumprir 15 meses de prisão.

O Tribunal Constitucional condenou o ex-presidente Zuma (2009-2018) por desacato e ordenou que ele se entregasse à polícia até domingo para começar a cumprir sua pena.

Se o prazo expirasse, a polícia deveria proceder à sua prisão em até três dias.

Zuma, de 79 anos, solicitou ao tribunal que paralisasse o mandado de prisão e anulasse sua sentença. Ambas as questões serão estudadas pelo tribunal nesta terça (6) e em 12 de julho, respectivamente.

"Esperamos receber um esclarecimento, porque, quando nos deram a instrução, não havia outras ações legais em curso", explicou o ministro Bheki Cele à imprensa nesta segunda-feira.

Em declarações de sua casa rural, no domingo à noite, Zuma disse que não se entregaria por ter estas duas solicitações pendentes.

"Não preciso ir para a cadeia hoje", disse ele, rindo, em coletiva de imprensa na localidade de Nkandla (leste), onde centenas de militantes estão acampados em solidariedade ao ex-presidente.

Na terça-feira (29), Zuma foi condenado a 15 meses de prisão por ter-se negado a depor, em várias ocasiões, no âmbito de investigações por corrupção.

Sua presidência de nove anos ficou manchada por escândalos e acusações de desvio de dinheiro, que forçaram sua renúncia. Ele foi substituído por Cyril Ramaphosa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)