(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas QAMISHLI

Autoridades curdas acusadas de tortura e homicídio de preso na Síria


30/06/2021 12:20

Uma família síria acusou as forças curdas que controlam parte do nordeste do país de torturar um de seus membros até a morte, algo que as autoridades locais negaram.

Amin Isa al-Ahmad, de 34 anos, foi detido pelas forças de segurança curdas em Asayesh no dia 22 de maio, sob suspeita de corrupção e suborno.

Após receber seu corpo na segunda-feira, 28 de junho, sua família denunciou no dia seguinte que havia marcas de tortura.

Um médico legista constatou uma "fratura da mandíbula", "hematomas intracranianos", "marcas de golpes nos joelhos, pescoço e nuca", além de queimaduras.

É raro que as forças curdas sejam acusadas de tortura em suas prisões.

A administração autônoma curda negou as acusações.

"Ao examinar o corpo (...) não havia sinais de violência (...) ou tortura", disse em nota a Secretaria de Justiça, informando que a morte foi causada "por acidente vascular cerebral (AVC) devido à hipertensão, de acordo com relatórios médicos".

A administração autônoma, criada durante a guerra da Síria após a retirada do exército do regime de Damasco do nordeste do país, sempre se apresentou como um modelo democrático alternativo que poderia ser adotado em toda a Síria.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)