(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BEIRUTE

Protestos no Líbano terminam com vários feridos


27/06/2021 11:22

Dezoito pessoas ficaram feridas na região norte do Líbano em confrontos durante a noite entre as forças de segurança e manifestantes revoltados com a grave crise econômica, informou uma organização médica neste domingo.

Os protestos na cidade de Trípoli explodiram depois que a libra libanesa registrou uma cotação mínima histórica no mercado paralelo devido à crise financeira do país que, segundo o Banco Mundial, pode ser a mais grave no mundo desde meados do século XIX.

Os manifestantes tentaram entrar na madrugada de sábado para domingo em edifícios oficiais, incluindo uma sucursal do Banco Central, e o exército foi mobilizado para conter a multidão.

"Dezoito pessoas, entre civis e soldados, foram feridos, com quatro hospitalizações", afirmou o Corpo de Emergência e Socorro, uma organização médica local.

Alguns ferimentos foram provocados por balas de borracha e bombas de efeito moral, segundo um porta-voz da organização.

O exército afirmou que 10 soldados foram feridos em Trípoli, a maioria por manifestantes em motocicletas que lançaram bombas de efeito moral.

Também foram registrados protestos menores na capital Beirute e na cidade de Sidon (sul).

O colapso financeiro provocou indignação dos libaneses com a classe política, considerada corrupta e incapaz de resolver os problemas do país.

O Líbano está se um governo plenamente funcional desde a grande explosão no porto de Beirute em agosto, que matou mais de 200 pessoas e destruiu parte da capital.

O governo renunciou depois da tragédia e as negociações para a formação de um novo Executivo fracassaram repetidamente desde então.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)