(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas OTTAWA

Canadá tem novos incêndios em igrejas católicas em territórios autóctones


26/06/2021 21:26

Outras duas igrejas pegaram fogo neste sábado (26) em territórios autóctones do oeste do Canadá, somando quatro templos queimados desde a descoberta de mil covas não identificadas perto de antigos internatos administrados pela Igreja Católica na província da Columbia Britânica.

Ao amanhecer, as igrejas de Santa Ana e de Chopaka, ambas situadas em territórios de povos originários da Columbia Britânica, foram incendiadas com uma hora de diferença, informou a polícia.

"As duas igrejas foram destruídas", disse em um comunicado o sargento Jason Bayda, da Polícia Montada do Canadá.

Os incêndios ocorreram dois dias depois da descoberta de mais de 750 túmulos não identificados onde havia um antigo internato da Igreja Católica em Marieval (oeste).

No mês passado, a identificação dos restos de 215 crianças em outra escola do tipo comoveu e revoltou o país, ilustrando o calvário sofrido durante décadas pelas crianças indígenas nas escolas dirigidas pela Igreja católica.

As autoridades consideram que os incêndios deste sábado são "suspeitos" e estão investigando "se estão relacionados com os incêndios de igrejas de 21 de junho em Penticton e Oliver", disse o sargento.

As investigações sobre os incêndios de junho continuam em andamento.

As graves descobertas reavivaram o trauma sofrido por 150.000 crianças ameríndias, mestiças e inuítes que foram afastadas de suas famílias, sua língua e sua cultura e recrutadas à força em 139 internados de todo o país até a década de 1990.

Muitas delas foram submetidas a maus tratos ou abusos sexuais e mais de 4.000 morreram, segundo uma comissão de investigação que concluiu que o Canadá tinha cometido um "genocídio cultural".

Na sexta-feira, o primeiro-ministro, Justin Trudeau, pediu desculpas ao país, pediu ao papa que fizesse o mesmo e não descartou uma investigação criminal.

Durante uma coletiva de imprensa, ele voltou a falar sobre os "erros terríveis" do Canadá, que durante vários séculos executou uma controversa política de assimilação forçada dos povos indígenas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)