(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PARIS

Pauta especial sobre o esboço de um relatório da ONU sobre as mudanças climáticas


22/06/2021 22:55

O esboço de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU apresenta uma fotografia pouco animadora dos próximos anos, que inclui falta d'água, fome, doenças, extinção de espécies, êxodos e cidades submersas pela elevação do nível dos oceanos.

O relatório, ao qual a AFP teve acesso exclusivo, diz que um aumento da temperatura superior a 1,5 ºC já poderia provocar "progressivamente consequências graves durante séculos e irreversíveis em alguns casos".

As crianças que nascerem hoje sentirão fortemente esse impacto negativo antes de completarem 30 anos, segundo o informe.

O estudo de 4.000 páginas traça um panorama detalhado de como as mudanças climáticas devastam nosso planeta e será publicado em fevereiro de 2022.

Seu objetivo é informar os tomadores de decisões ao redor do mundo para evitar que as piores hipóteses se cumpram e alertar para a necessidade de se agir agora.

A AFP reuniu as informações essenciais deste amplo relatório exclusivo em um dossiê multimídia. Confira as notas previstas:

PARIS:

IPCC alerta para impactos climáticos destrutivos antes do estimado

As mudanças climáticas irão fundamentalmente remodelar a vida na Terra nas próximas décadas mesmo se a humanidade conseguir conter as emissões de gases estufa que esquentam o planeta, segundo o esboço de um relatório histórico do painel de climatologistas da ONU, do qual a AFP obteve uma cópia.

Por Marlowe HOOD con Patrick GALEY e Kelly MACNAMARA

(clima IPCC informe ONU, Nota Central, 1500 palavras)

INFOGRAFIA, FOTOS ARQUIVO

PARIS:

Fome, seca, doenças: IPCC expõe ameaças climáticas à saúde humana

Fome, seca e doenças afetarão dezenas de milhões de pessoas a mais em questão de décadas, de acordo com um esboço de avaliação da ONU que expõe as terríveis consequências para a saúde humana de um planeta em aquecimento.

(clima IPCC informe saúde água alimentos ONU, Ângulo, 1232 palavras)

FOTOS ARQUIVO, INFOGRAFIA

PARIS:

Na 'linha de frente' climática, cidades costeiras enfrentam sua mortalidade

Por milhares de anos, os povos construíram suas grandes metrópoles ao longo do contorno das costas, em estuários e deltas, confiantes no inofensivo vai-e-vem das marés.

Por Kelly MACNAMARA com os jornalistas da AFP em Daca, Cidade do Cabo, Roterdã e Veneza

(clima IPCC informe cidades mar ONU, Ângulo, 2061 palavras)

INFOGRAFIA, VÍDEO, FOTOS

PARIS:

Depois da covid, ondas de calor podem ser o próximo grande assassino?

Um calor abrasador, implacável castiga grandes regiões da Terra, matando milhões que não têm como escapar. As sombras não têm serventia e os corpos hídricos superficiais são mais quentes do que o sangue que corre nas veias.

Por Marlowe HOOD

(clima IPCC informe meteorologia ciência, ângulo, 1500 palavras)

FOTOS

PARIS:

Esboço de relatório do IPCC enumera impactos econômicos das mudanças climáticas

As mudanças climáticas já estão afetando a economia e, segundo as previsões, o pior está por vir em meados do século, mesmo que a humanidade consiga reduzir as emissões de gases do efeito estufa, de acordo com o esboço de um relatório do Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas (IPCC), ao qual a AFP teve acesso exclusivo.

(clima IPCC informe economia meio ambiente, quadro, 616 palavras)

FOTOS ARQUIVO, INFOGRAFIA

PARIS:

IPCC lista os impactos das mudanças climáticas para as pessoas

Um esboço de relatório do Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas (IPCC), órgão de aconselhamento da ONU sobre clima, oferece a visão mais aprofundada até o momento de como o planeta em aquecimento afetará a saúde, riqueza e o bem-estar da humanidade.

(clima IPCC informe pessoas meio ambiente, quadro, 611 palavras)

PARIS:

Impactos climáticos na natureza incluem risco de Amazônia virar savana, diz IPCC

As ameaças das mudanças climáticas para a vida na Terra são sistêmicas, interconectadas e numa escala sem precedentes na história da humanidade, alertam especialistas do clima da Organização das Nações Unidas (ONU) no esboço de um relatório obtido com exclusividade pela AFP.

(clima IPCC informe natureza meio ambiente, quadro, 618 palavras)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)