Publicidade

Estado de Minas VARSÓVIA

Liderança política polonesa foi alvo de grande ciberataque da Rússia


18/06/2021 11:10

Altos responsáveis políticos poloneses foram alvo recentemente de um "grande ataque cibernético" lançado pela Rússia, declarou nesta sexta-feira (18) Jaroslaw Kaczynski, líder do partido nacionalista que governa a Polônia.

"As análises dos nossos serviços e dos serviços secretos nos permitem afirmar sem equívoco que o ciberataque ocorreu a partir do território da Federação da Rússia", declarou em um comunicado Kaczynski, que exerce a função de vice-primeiro-ministro encarregado da segurança nacional.

O parlamento polonês se reuniu na quarta-feira a portas fechadas para ouvir um discurso do primeiro-ministro, Mateusz Morawiecki, sobre uma onda de ciberataques "sem precedentes" a páginas institucionais e contas de e-mail.

"O ataque foi direcionado a altos funcionários, ministros e deputados de vários partidos políticos", disse Kaczynski nesta sexta-feira.

Alguns dos e-mails privados interceptados apareceram no aplicativo de mensagens Telegram.

Na semana passada, o ministro responsável pelo programa nacional de vacinação, Michal Dworczyk, foi vítima de um ciberataque em seu e-mail privado.

Segundo a imprensa, no e-mail havia documentos oficiais, alguns secretos, mas ele nega.

Kaczynski disse que o ciberataque tinha como objetivo "desestabilizar o país".

As relações entre Polônia e Rússia, historicamente complicadas, se intensificaram desde a anexação russa da Crimeia ucraniana em 2014 e pelo apoio de Moscou ao presidente bielorrusso Alexander Lukashenko.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade