(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Medicamento para artrite mostra resultado promissor contra covid grave, aponta estudo


16/06/2021 20:15

Um medicamento para artrite readaptado mostrou resultados positivos em um ensaio clínico com pacientes hospitalizados com a covid-19, de acordo com um artigo publicado nesta quarta-feira (16) no New England Journal of Medicine.

O tofacitinibe, administrado por via oral e vendido sob a marca Xeljanz, foi testado em um estudo com 289 pacientes hospitalizados com covid grave em 15 locais no Brasil.

Metade recebeu a droga - uma pílula de 10 mg duas vezes ao dia - e cuidados padrão como glicocorticoides que reprimem uma resposta imunológica hiperativa, enquanto a outra metade recebeu um placebo e cuidados padrão.

Após 28 dias, 18,1% do grupo que recebeu o tofacitinibe progrediu para insuficiência respiratória ou morte, em comparação aos 29% no grupo do placebo. Isso representou uma redução de risco relativo estatisticamente significativa de 63%.

Insuficiência respiratória refere-se a um paciente que necessita de ventilação não invasiva por meio de uma máscara de oxigênio ou que precisa ser intubado e colocado em um ventilador mecânico.

Mortes após 28 dias ocorreram em 2,8% dos pacientes no grupo do tofacitinibe e em 5,5% daqueles no grupo de placebo.

Efeitos colaterais graves ocorreram em 14,1% no grupo de tofacitinibe e em 12% no grupo de placebo.

"Estamos encorajados com as descobertas iniciais de nosso estudo randomizado de tofacitinibe em pacientes hospitalizados com pneumonia da covid-19", afirmou Otavio Berwanger, do Hospital Israelita Albert Einstein, que coordenou o estudo em colaboração com a Pfizer.

"Esses resultados fornecem novas informações que indicam que o uso de tofacitinibe quando adicionado ao tratamento padrão, que inclui glicocorticoides, pode reduzir ainda mais o risco de morte ou insuficiência respiratória nesta população de pacientes".

O tofacitinibe pertence a uma classe de medicamentos chamados inibidores da janus quinase (JAK). É aprovado nos Estados Unidos para tratar doenças, incluindo artrite reumatoide, artrite psoriásica e colite ulcerativa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)