(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas JERUSALÉM

Após 12 anos, Netanyahu é retirado do poder por Parlamento de Israel

Benjamin Netanyahu foi o primeiro-ministro que mais tempo permaneceu no poder em Israel. Assume Naftali Bennet


13/06/2021 16:17 - atualizado 13/06/2021 16:35

Benjamin Netanyahu deixa o governo após 12 anos no poder(foto: EMMANUEL DUNAND / AFP)
Benjamin Netanyahu deixa o governo após 12 anos no poder (foto: EMMANUEL DUNAND / AFP)


Naftali Bennet ganhou o voto de confiança do parlamento israelense neste domingo e se tornou primeiro-ministro, substituindo Benjamin Netanyahu após 12 anos no poder.

O direitista Bennet, apoiado por uma aliança entre esquerda e direita que inclui partidos árabes, obteve o voto favorável de 60 dos 119 deputados presentes (dos 120 da Câmara), e 59 contra, pertencentes ao Likud do chefe de Governo cessante e dos grupos de extrema direita e ultraortodoxos.

 

Leia também: Netanyahu, o 'rei Bibi' perdeu sua coroa

 

Benjamin Netanyahu foi primeiro-ministro que mais tempo permaneceu no poder em Israel. Depois de mais de uma década ininterrupta no poder e manobras intermináveis para permanecer à frente do governo, Netanyahu, enfim,  perdeu  suas funções.


Adorado por alguns e odiado por muitos,  Netanyahu é visto por seus opositores  como um "ministro do crime", e não um primeiro-ministro, fazendo alusão às acusações de corrupção, peculato e quebra de confiança que pesam sobre ele.

Já para seus partidários veem em "Bibi" a encarnação do novo "rei de Israel", por sua defesa pétrea do país contra o Irã, o arquiinimigo.

Benjamin Netanyahu, afirmou neste domingo perante o Parlamento israelense (Knesset) que continuará na política, como opositor, após a chegada de uma nova coalizão ao governo, e que retornará ao poder "em breve".

"Se o nosso destino é estar na oposição, faremos isso de cabeça erguida, derrubaremos esse mau governo e voltaremos a liderar o país a nossa maneira (...) Voltaremos logo!", garantiu Netanyahu em um discurso perante o Knesset, antes que houvesse um voto de confiança para um novo governo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)