(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COLOMBO

Sri Lanka exigirá US $ 40 milhões em indenização após incêndio em navio


12/06/2021 12:05

O Sri Lanka anunciou, neste sábado (12), que reivindicará 40 milhões de dólares do proprietário de um navio cargueiro que causou grande contaminação em sua costa após um incêndio a bordo.

O ministro dos Portos e Transportes Marítimos, Rohitha Abeygunawardena, indicou que apresentaram uma reclamação provisória à X-Press Feeders, proprietária do navio "MV X-Press Pearl", registado em Singapura.

O navio naufragou em 2 de junho na costa de Colombo depois de queimar por quase duas semanas e espalhar milhões de grânulos de plástico que eram destinados à indústria de embalagens do Sri Lanka.

Os ambientalistas consideram "o pior desastre ecológico marinho" da história do Sri Lanka, afetando 80 quilômetros de litoral e praias turísticas, bem como áreas de pesca.

"Além disso, vamos exigir o ressarcimento das despesas incorridas para apagar o incêndio", acrescentou o ministro, especificando que ainda não avaliou totalmente o impacto do acidente na economia local.

As autoridades solicitaram a assistência da Austrália nesta avaliação.

O ministro da Pesca, Kanchana Wijesekera, anunciou o levantamento da proibição de pesca, exceto na zona mais próxima do navio. "A proibição afetava cerca de 20.000 famílias", ressaltou.

O responsável destacou ainda que a limpeza das praias afetadas pela poluição continua.

Cerca de 1.200 toneladas de grânulos de plástico e outros resíduos foram recuperados e armazenados em 45 contêineres. Mas essas 1.200 toneladas representam apenas metade do que chegou às praias, segundo um funcionário envolvido na limpeza. "Ainda há muito para recolher", declarou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)