Publicidade

Estado de Minas ROMA

Itália anuncia dois transplantes de órgãos de doadores com covid para pacientes negativos


10/06/2021 11:42

A Itália anunciou, nesta quinta-feira (10), dois transplantes de órgãos a partir de doadores com covid-19 para pacientes negativos, sem provocar infecção, um caso "inédito em nível mundial" segundo o Centro Nacional de Transplantes (CNT).

"Os dois primeros transplantes no mundo de doadores que faleceram positivos ao Sars-Cov-2 para pacientes negativos carentes de anticorpos foram realizados na Itália", disse o CNT em um comunicado.

"Nos dois casos, os pacientes receberam um novo coração, e nenhum deles foi infectado com covid-19 após o transplante", acrescenta o comunicado.

A primeira operação , realizada no final de abril em Bolonha, foi realizada em um homem de 64 anos, enquanto a segunda, em meados de maio, em um adolescente de 15 anos em Roma.

Os dois pacientes, afetados por doenças cardíacas severas, estavam na lista de espera nacional de urgência e obtiveram o transplante de coração "graças a uma derrogação concedida pelo CNT", diz o comunicado.

O protocolo atualmente em vigor permite o transplante de órgãos para salvar vidas e procedentes de doadores positivos à covid-19 somente para pacientes "positivos no momento do transplante, ou já imunizados por terem tido a doença ou estarem vacinados", lembra o CNT.

A derrogação nesses dois casos foi concedida devido à "gravidade" dos pacientes e ao "risco de morte" existente para eles. Ambos estão em bom estado e já voltaram para suas casas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade