(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SAMARRA

Cinco foguetes impactam base com soldados americanos no Iraque


09/06/2021 18:28 - atualizado 09/06/2021 18:31

Cinco foguetes caíram na noite desta quarta-feira (9) na base aérea de Balad, no norte de Bagdá, dois deles perto das instalações de uma empresa americana de funcionários terceirizados, informou à AFP um funcionário dos serviços de segurança.

"Não há vítimas, nem danos", acrescentou o funcionário, que pediu para ter sua identidade preservada, nesta base onde os americanos mantêm os caças F-16 iraquianos, regularmente atacados por foguetes disparados - segundo Washington - por grupos armados pró-Irã.

A empresa Sallyport é a encarregada da manutenção dos caça-bombardeios iraquianos em Balad. Outra concessionária, a Lockheed Martin, retirou seu pessoal da base no mês passado, devido a temores com a segurança.

Pelo menos três funcionários terceirizados estrangeiros e um iraquiano ficaram feridos em ataques contra a base.

Uma hora depois da queda dos cinco foguetes em Balad, outros dois foram disparados contra o aeroporto de Bagdá, onde estão os soldados americanos, informou um funcionário de segurança à AFP.

Estes ataques ocorreram no dia em que as autoridades do Iraque libertaram um comandante pró-iraniano, cuja detenção deu lugar a uma demonstração de força de seus partidários.

Os Estados Unidos mantêm 2.500 soldados, dos 3.500 militares da coalizão, no Iraque, onde o Irã mantém uma influência muito forte.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)