(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GAFE PÚBLICA

Presidente da Argentina: brasileiros vieram da selva e argentinos da Europa

Ao fazer citação equivocada, Alberto Fernández disse que 'os mexicanos vieram dos indígenas, os brasileiros da selva, e nós (argentinos), chegamos em barcos'


09/06/2021 16:17 - atualizado 09/06/2021 17:04

Alberto Fernández se confundiu durante encontro com premiê da Espanha, em Buenos Aires, e acabou cometendo gafe diplomática(foto: AFP)
Alberto Fernández se confundiu durante encontro com premiê da Espanha, em Buenos Aires, e acabou cometendo gafe diplomática (foto: AFP)
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, fez uma comparação entre brasileiros, mexicanos e argentinos, nesta quarta-feira (9/6), durante audiência com o premier da Espanha, Pedro Sánchez, em Buenos Aires. 

De acordo com o argentino, "os mexicanos vieram dos indígenas, os brasileiros da selva, e nós, chegamos em barcos".

"Eram barcos que vinham da Europa", afirmou, apontando para Pedro Sánchez. Depois, referendou: "O meu (sobrenome), Fernández, é uma prova disso".



Fernandez achou que estava fazendo uma menção a uma frase incorretamente atribuída ao escritor mexicano Octavio Paz (1914-1998),  em que ele teria discorrido sobre a raiz asteca dos mexicanos e a origem inca dos peruanos.

Fernández, porém, se confundiu, e a frase é na verdade parte de uma canção do compositor Litto Nebbia.

O presidente argentino foi acusado nas redes sociais de misoginia e racismo. Pelo Twitter, algumas figuras públicas da Argentina repudiaram a “gafe” do presidente.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)