(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MONTEVIDÉU

Uruguai, o primeiro país da América Latina a vacinar menores contra covid-19


09/06/2021 17:23 - atualizado 09/06/2021 17:26

O Uruguai começou a vacinar adolescentes entre 12 e 17 anos com doses da Pfizer nesta quarta-feira(9), tornando-se o primeiro país latino-americano a imunizar menores contra a covid-19, decisão com a qual as autoridades esperam retomar as aulas presenciais no ensino médio.

Cerca de 157.000 menores já agendaram a vacinação contra a covid-19 de uma população total de 280.000 pessoas nesta faixa etária, disse o vice-secretário de Saúde, José Louis Stadjian, durante coletiva de imprensa.

Isto "nos dá um indício da grande adesão de toda a população para se vacinar", avaliou.

As autoridades esperam adiantar o retorno às salas de aula do ensino médio até o final de julho, quando o grupo atingir a imunidade total. As escolas primárias serão reabertas em junho.

O presidente Luis Lacalle Pou havia anunciado essa decisão na terça-feira da semana passada em uma entrevista à televisão.

"Hoje a Comissão de Vacinas autorizou a vacinação dos 12 aos 18 anos, com a qual já no final desta semana estaremos ligando para que sejam agendadas" nessa faixa etária, disse o presidente ao Canal 10 local.

O Chile também autorizou a vacinação de adolescentes entre 12 e 16 anos com a Pfizer, mas a campanha começará a partir de 20 de junho, segundo o ministro da Saúde.

O Uruguai, com 3,5 milhões de habitantes, é atualmente a nação com o maior número de mortes no mundo nos últimos 14 dias, em relação à sua população, segundo balanço da AFP feito com dados oficiais.

Apesar das reivindicações da comunidade científica e opositores, Lacalle Pou descartou a paralisação do país decretando medidas de confinamento.

O governo aposta em uma intensa campanha de vacinação que, desde seu início em 1º de março, já imunizou 58% da população com pelo menos uma dose da Sinovac, Pfizer ou Astrazeneca.

Trinta por centro já estão totalmente imunizados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)