(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DUBLIN

Unionista Paul Givan é nomeado primeiro-ministro da Irlanda do Norte


08/06/2021 10:39

O partido unionista da Irlanda do Norte DUP anunciou, nesta terça-feira (8), que elegeu Paul Givan como primeiro-ministro desta região britânica, que governa ao lado dos republicanos, após a renúncia de Arlene Foster em meio a fortes tensões relacionadas ao Brexit.

A nomeação de Givan, de 39 anos, membro da Assembleia Regional da Irlanda do Norte e partidário linha-dura, foi anunciada pelo novo líder do DUP, Edwin Poots, no Twitter.

A Irlanda do Norte está imersa em novas tensões causadas pela saída do Reino Unido da União Europeia, desde 1º de janeiro, devido aos acordos comerciais especiais aplicados à região para impedir o retorno de uma fronteira física com a República da Irlanda e preservar a paz.

Menosprezada por sua impotência em face da introdução de controles alfandegários sobre produtos do Reino Unido sob o Brexit, Foster, de 50 anos, anunciou em abril que deixaria seu posto de líder do DUP no final de maio e como chefe do governo regional no final de junho.

O ministro da Agricultura, Edwin Poots, um criacionista que rejeita a teoria da evolução e está convencido de que o mundo foi criado 4.000 anos antes de Cristo, foi eleito para liderar o partido.

Mas ele preferiu manter seu cargo atual e, por isso, nomeou Givan como chefe do Executivo local.

Se não quiser desmantelar um Executivo restabelecido em 2020 após três anos de paralisia política, o novo primeiro-ministro da Irlanda do Norte terá que governar com a vice-primeira-ministra republicana Michelle O'Neill do Sinn Fein, ex-braço político do extinto grupo armado IRA.

Os partidos unionistas e republicanos dirigem conjuntamente o executivo regional sob o Acordo de Paz da Sexta-feira Santa, que em 1998 pôs fim ao conflito sangrento entre republicanos católicos e unionistas protestantes que deixou cerca de 3.500 mortos em 30 anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)