(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PARIS

Seis familiares de autor de ataques de 2015 em Paris são detidos


08/06/2021 10:22

Seis parentes de um dos terroristas que participaram em 2015 do ataque à casa de espetáculos Bataclan em Paris foram detidos nesta terça-feira (8) na França, informaram fontes judiciais.

"Seis pessoas foram presas por 'financiamento do terrorismo' em uma investigação preliminar da Promotoria Nacional Antiterrorista".

"Este procedimento está relacionado com suspeitas de transferência de fundos a Foued Mohamed-Aggad e sua esposa em 2014-2015" e as pessoas detidas "pertencem ao círculo familiar" do casal, acrescentaram as fontes.

Depois de viver na Síria e no Iraque, Foued Mohamed-Aggad voltou ilegalmente à França em 2015 e foi morto, com dois cúmplices, no ataque ao Bataclan em Paris.

Em 13 de novembro, vários ataques na França deixaram 130 mortos (90 no Bataclan) e mais de 350 feridos.

Agora, quase seis anos depois, "cinco pessoas foram detidas em Estrasburgo e na região de Wissembourg (Alsácia, nordeste da França), incluindo a mãe de Foued Mohamed-Aggad e uma tia", disse uma fonte policial.

A sexta pessoa foi presa em Gironde (sudoeste), segundo as fontes.

Do exterior, Foued Mohamed-Aggad manteve contatos regulares com sua mãe e família, mas no final de agosto de 2015 cortou laços dizendo que iria "morrer como mártir", segundo os serviços de inteligência franceses.

"Em conversas com sua mãe, ele indicou que se tivesse que voltar à França, seria apenas para cometer um atentado", segundo a investigação sobre os ataques de 13 de novembro.

Quanto à esposa Hadjira, "a jovem franco-argelina teria dado à luz uma menina no Iraque" em agosto de 2015 e "teria morrido com a filha no início de 2018 durante um bombardeio", segundo o jornal Dernières nouvelles d'Alsace.

O julgamento pelos atentados de 13 de novembro de 2015 na França será aberto em setembro em Paris.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)