(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas YANGON

Três jornalistas birmaneses que fugiram para a Tailândia são acolhidos em outro país


07/06/2021 14:16

Três jornalistas birmaneses, que foram detidos na Tailândia após fugirem da repressão da junta militar que governa Mianmar, receberam asilo em outro país, informou seu empregador nesta segunda-feira (7).

Os repórteres, que trabalham para o veículo independente Democratic Voice of Burma, DVB, chegaram em maio com dois ativistas birmaneses na cidade de Chiang Mai, no norte da Tailândia, e foram presos, acusados de entrar ilegalmente no país.

Mas os cinco "obtiveram asilo em um terceiro país e deixaram a Tailândia recentemente", disse o editor-chefe do DVB, Aye Chan Naing, em um comunicado nesta segunda-feira.

Detalhes sobre o país onde foram recebidos serão fornecidos posteriormente, acrescentou.

"Queremos agradecer a todos na Tailândia e em todo o mundo que contribuíram para tornar sua jornada o mais segura possível", disse ele, informando que os três continuam trabalhando para DVB.

Mianmar vive uma grave crise desde que os militares derrubaram o governo civil de Aung San Suu Kyi, em 1º de fevereiro, o que levou a manifestações em massa.

A junta tem reprimido violentamente os protestos e deteve supostos dissidentes em ataques noturnos, incluindo jornalistas, e também fechou órgãos de imprensa.

A Tailândia, por sua vez, indicou que estava buscando uma solução "humanitária" para evitar ter que enviar de volta os jornalistas a seu país, onde, segundo seu empregador, suas vidas estão "em perigo".

DVB, um dos meios de comunicação mais conhecidos em Mianmar, criado em 1992 por expatriados birmaneses da Tailândia e da Noruega durante o regime da junta militar anterior, transmite informações sem censura na televisão e no rádio.

Em 2012, ele se mudou para Mianmar, um ano após a auto-dissolução da junta.

Em março, algumas semanas após o golpe militar, as autoridades militares retiraram sua licença de funcionamento.

Desde então, muitos de seus jornalistas se esconderam, mas o veículo continua divulgando notícias nas redes sociais sobre a mobilização contra a junta e a repressão das forças de segurança birmanesas.

FACEBOOK


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)