(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TULSA

Biden diz que chega a Tulsa para 'romper o silêncio' sobre o massacre de afro-americanos


01/06/2021 19:17 - atualizado 01/06/2021 19:25

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, visitou o local de um massacre de afro-americanos em Tulsa, Oklahoma, nesta terça-feira (1), para "ajudar a romper o silêncio" que há muito pairava sobre um dos piores episódios de violência racista da história do país.

"Os eventos de que estamos falando ocorreram 100 anos atrás, mas sou o primeiro presidente em 100 anos a vir a Tulsa", insistiu o presidente, que disse querer "divulgar a verdade".

"Eu vim aqui para ajudar a romper o silêncio. Porque no silêncio, as feridas se aprofundam", acrescentou.

Biden foi a Tulsa comemorar o centenário do massacre, iniciado depois que um grupo de homens negros foi ao tribunal local defender um jovem afro-americano, acusado de agredir uma mulher branca.

Ao amanhecer do dia seguinte, homens brancos saquearam e incendiaram o bairro, que naquela época era tão próspero que se chamava Black Wall Street. Cerca de 300 moradores afro-americanos perderam a vida.

Um século depois, disse Biden, os "direitos sagrados" dos negros americanos ao voto estão sendo "atacados com uma intensidade incrível, como nunca tinha visto".

Para além da compensação econômica, os moradores desta cidade contam com a visita de Biden para atrair mais atenção a uma tragédia que durante muito tempo foi um tabu.

Tulsa também começou a escavar valas comuns, onde estão enterradas muitas vítimas negras do massacre, em um esforço por lançar luz no obscuro passado da cidade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)