(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LOS ANGELES

Três policiais dos EUA são acusados de matar um homem negro detido


27/05/2021 20:23

Dois policiais do estado de Washington, nos Estados Unidos, foram acusados do assassinato de um homem negro que morreu sob sua custódia, e um terceiro homem uniformizado foi acusado de homicídio culposo, disse o promotor nesta quinta-feira (27).

Manuel Ellis morreu em Tacoma em março de 2020, em um caso semelhante à morte de George Floyd nas mãos da polícia de Minnesota, que gerou indignação nacional.

Ellis morreu depois que dois dos policiais "o agrediram ilegalmente o prenderam", enquanto um terceiro "continuou a segurar Ellis na posição de bruços e aplicar pressão em suas costas", apesar de ouvir o homem dizer que não conseguia respirar, diz um comunicado do promotor.

Em junho passado, o governador de Washington, Jay Inslee, ordenou uma nova investigação estadual sobre o caso, depois que imagens de vigilância e testemunhas contradisseram o relato dos policiais sobre o incidente.

O médico legista determinou que a morte foi homicídio por hipóxia - falta de oxigênio - por contenção física. O mesmo médico determinou posteriormente que a metanfetamina no sangue de Ellis provavelmente não contribuiu para sua morte.

Ellis, de 33 anos, tinha saído para fazer um lanche na noite de 3 de março de 2020 e estava voltando para casa com um saco de donuts quando se aproximou de uma viatura que transportava os agentes Christopher Burbank e Matthew Collins.

Mais tarde, esses homens uniformizados afirmariam que Ellis os atacou depois que o viram tentando abrir a porta de um carro.

Mas três testemunhas, o vídeo que filmaram com seus telefones e as câmeras de um prédio próximo contradizem essas afirmações e não oferecem nenhuma evidência de que Ellis foi o agressor, de acordo com a investigação do estado.

Burbank e Collins - que usaram arma de choque em Ellis e uma manobra de estrangulamento - foram acusados de homicídio de segundo grau, enquanto outro policial, que mais tarde chegou ao local e se ajoelhou nas costas de Ellis até a chegada dos paramédicos, foi acusads de homicídio culposo.

Se condenado, a pena máxima em todos os três casos é a prisão perpétua. Mandados de prisão foram emitidos contra eles.

A morte de Ellis gerou protestos em Tacoma, cerca de 56 quilômetros ao sul de Seattle, e levou o estado de Washington a proibir o uso de manobras de estrangulamento.

O ex-policial de Minnesota, Derek Chauvin, foi condenado por assassinato e homicídio culposo em abril pela morte de Floyd.

Desde esse veredicto, dois policiais foram acusados de homicídio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)