(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CIDADE DO MÉXICO

Pemex compra total de ações de refinaria nos EUA


24/05/2021 18:03

A estatal Petróleos Mexicanos (Pemex) adquiriu o total das ações de uma refinaria que opera em sociedade com a gigante anglo-holandesa Shell no estado americano do Texas, anunciou nesta segunda-feira o presidente Andrés Manuel López Obrador.

"Tenho o prazer de informar que a Pemex comprou as ações da refinaria Deer Park de Houston da empresa Shell. Comprou 50% dos papéis, porque os outros 50% já eram da Pemex", informou o presidente de esquerda, em vídeo publicado em suas redes sociais.

A aquisição, de US$ 596 milhões, ainda deve ser aprovada pelas autoridades regulatórias americanas. "Estamos falando em cerca de 12 bilhões de pesos. Nem crédito, nem dívida, mas uma reserva por não permitir a corrupção, por fazer um governo honesto e austero, sem luxos", assinalou López Obrador sobre a origem do dinheiro da compra.

A decisão faz parte da nova política de negócios da Pemex, proposta pelo governo López Obrador, que visa a produzir a curto prazo toda a gasolina e combustível que o país demanda. Com esse objetivo, a atual administração está reabilitando as seis refinarias existentes, construindo uma nova em Dos Bocas, no estado de Tabasco (sudeste), e assumirá o controle total da Deer Park, que tem capacidade para processar 340 mil barris de óleo cru por dia.

"Recebemos seis refinarias e iremos entregar oito. A Pemex vai processar todo o óleo cru, convertê-lo em gasolina, em diesel. Seremos autossuficientes, isso até 2023 ", afirmou o presidente. Com o plano, a Pemex pretende produzir 1,36 milhão de barris por dia para atender à demanda local, informou a empresa.

A Pemex, antigo monopólio, sobre a qual pesa uma dívida de mais de US$ 100 bilhões, reduziu seu prejuízo financeiro no primeiro trimestre, graças ao aumento de suas vendas e à valorização do peso mexicano. Desde 2018, o governo López Obrador injetou cerca de 10 bilhões de dólares para tentar aliviar as finanças da empresa, que considera um baluarte da soberania nacional.

ROYAL DUTCH SHELL PLC


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)