(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BAKU

Azerbaijão está disposto a iniciar diálogos de paz com Armênia


20/05/2021 14:51

O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, afirmou nesta quinta-feira (20) que está disposto a participar de diálogos de paz com a Armênia, seis meses depois do conflito entre ambos os países pelo controle do enclave de Nagorno Karabakh.

"Estamos dispostos a trabalhar em um acordo de paz com a Armênia para terminar definitivamente com o aspecto militar das nossas relações, e para minimizar os futuros riscos", declarou Aliyev em coletiva de imprensa online sobre o Cáucaso, transmitida em seu canal do YouTube.

"O conflito de Nagorno Karabakh terminou e chegou o momento de pensar no futuro", afirmou.

O primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinyan, afirmou nesta quinta-feira durante uma reunião ministerial que está preparando um acordo com o Azerbaijão, mediado pela Rússia.

"As decisões sobre as quais se chegou a um acordo de princípios com nossos parceiros internacionais se ajustam em 100% aos interesses da Armênia", declarou Pashinyan, antes de acrescentar que ele "assinará esse documento se o Azerbaijão respeitar o acordado".

Por outro lado, se recusou a oferecer mais detalhes no momento.

Azerbaijão e Armênia se enfrentaram no outono boreal de 2020 pelo controle de Nagorno Karabakh, uma região separatista armênia em território azerbaijano. O conflito deixou mais de 6.000 mortos e a derrota militar de Yerevan, que teve que devolver partes do território a Baku - capital do Azerbaijão.

Apesar do cessar-fogo estabelecido sob mediação de Moscou e do envio de soldados de paz russos, as tensões na região persistem.

Na semana passada, a Armênia acusou as forças azerbaijanas de terem violado a fronteira para tomar territórios às margens do lago Sev, situado entre os dois países, mas Baku negou.

Nesta quinta-feira, Pashinyan afirmou que cerca de 600 soldados azerbaijanos permaneciam no território armênio e que essa questão deve ser resolvida "pela via política".

GOOGLE


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)