(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TUNES

Mais de 50 desaparecidos em naufrágio de barco que zarpou da Líbia


18/05/2021 10:47 - atualizado 18/05/2021 10:50

Um barco que zarpou da Líbia em direção a Europa naufragou com 90 pessoas a bordo e até o momento apenas 33 foram resgatadas na costa da Tunísia, informou o ministério da Defesa tunisiano.

O porta-voz do ministério, Mohamed Zikri, explicou que os náufragos foram resgatados depois que alcançaram a plataforma de petróleo marítima Miskar.

As autoridades tunisinas pretendem transferir os 33 sobreviventes, a maioria de Bangladesh, para o porto de Zarzis (sudeste), perto da fronteira com a Líbia.

O porta-voz regional da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Flavio Di Giacomo, disse no Twitter que o barco zarpou no domingo do porto líbio de Zuara, a 150 quilômetros de Zarzis.

A Tunísia socorre regularmente os migrantes que partem da vizinha Líbia e que naufragam no Mediterrâneo central, uma das rotas de migração mais mortais de acordo com a ONU.

Na segunda-feira, a Marinha tunisiana resgatou mais de 100 migrantes, a maioria de Bangladesh e Sudão, cujo barco estava prestes a afundar na ilha de Yerbá.

Paralelamente, a Guarda Costeira da Líbia interceptou várias embarcações e as transferiu para o seu país na noite de domingo para segunda-feira.

A IOM lamentou na segunda-feira o fato de que "680 migrantes foram interceptados e levados para a Líbia na noite passada", de acordo com sua porta-voz Safa Msehli no Twitter.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)