(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LONDRES

Criminoso de guerra sérvio-bósnio Karadzic vai cumprir pena no Reino Unido


12/05/2021 11:54

O governo britânico anunciou nesta quarta-feira (12) ter aceitado que o criminoso de guerra sérvio-bósnio Radovan Karadzic, condenado pelo genocídio de Srebrenica em 1995, seja transferido ao Reino Unido para cumprir em uma de suas prisões o restante da condenação.

Líder político dos sérvios da Bósnia, Karadzic, de 75 anos, foi condenado a 40 anos de prisão em primeira instância por genocídio, crimes de guerra e crimes contra a humanidade. A pena foi ampliada para prisão perpétua no julgamento da apelação em 2019.

"É uma das poucas pessoas que foram declaradas culpadas de genocídio. Foi responsável pelo massacre de homens, mulheres e crianças no genocídio de Srebrenica e ajudou a executar o cerco de Sarajevo com seus ataques impiedosos à população civil", afirmou o ministro das Relações Exteriores, Dominic Raab.

"Deveríamos nos orgulhar do fato de que, desde o apoio do Reino Unido para garantir sua prisão, até a cela de prisão que ele enfrenta agora, a Grã-Bretanha apoiou a busca de justiça por estes crimes hediondos durante 30 anos", disse Raab.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)