(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas OTTAWA

Canadá pede à Justiça dos EUA que bloqueie fechamento de oleoduto transfronteiriço


11/05/2021 18:35

O Canadá anunciou nesta terça-feira que pediu à Justiça americana o bloqueio de uma decisão do estado do Michigan que determina o fechamento de um oleoduto transfronteiriço da canadense Enbridge, considerada "preocupante" pelo premier Justin Trudeau.

O governo canadense entrou com um processo na Corte Federal de Michigan no qual pede o prosseguimento das discussões entre a operadora canadense e autoridades estaduais, informou o ministro de Recursos Naturais do Canadá, Seamus O'Regan.

A intervenção de Ottawa acontece após uma ordem da governadora do Michigan, Gretchen Whitmer, que pede à Enbridge o fechamento da Linha 5 do oleoduto nesta quarta-feira. Apoiada por grupos ambientalistas e indígenas, a democrata classificou a linha, que passa por baixo de uma área ecologicamente sensível dos Grandes Lagos americanos, de "bomba-relógio" para o meio ambiente em caso de vazamento de petróleo.

"A Linha 5 é uma infraestrutura vital para o Canadá e os Estados Unidos", afirmou o ministro O'Regan. Construído em 1953, trata-se de um oleoduto transfronteiriço que transporta diariamente até 540 mil barris de petróleo e gás natural do oeste do Canadá até Ontario, Quebec e vários estados americanos. Ele supre 66% das necessidades de petróleo cru de Quebec e quase metade da matéria-prima usada nas refinarias de Ontario.

Trudeau disse que conversou com o presidente americano, Joe Biden, e prometeu "fazer todo o necessário para proteger os interesses dos canadenses e defender sua segurança energética". Após tomar posse, em janeiro, Biden bloqueou outro projeto polêmico de oleoduto entre os Estados Unidos e o Canadá, o Keystone XL.

ENBRIDGE INC.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)