(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEERÃ

Irã confirma conversas com Arábia Saudita


10/05/2021 10:41

O Ministério iraniano das Relações Exteriores confirmou, nesta segunda-feira (10), pela primeira vez, que teve conversas com seu grande rival regional, a Arábia Saudita, mas que ainda é "muito cedo" para comentar os resultados.

Organizadas no início de abril, as discussões foram facilitadas pelo primeiro-ministro iraquiano, Mustafa al Kazimi, e permaneceram secretas até que o jornal Financial Times informou a realização de uma primeira reunião em Bagdá.

"O objetivo destas conversas versou tanto sobre assuntos de ordem bilateral quanto regional", disse o porta-voz da diplomacia iraniana, Said Jatibzadé, à imprensa.

Confirmada por fontes oficiais iraquianas, a retomada do diálogo é um primeiro esforço significativo para apaziguar as tensões que persistiram por mais de cinco anos entre as duas potências rivais regionais.

"Mas vamos esperar para ver os resultados (...) É cedo demais para discutir detalhes das negociações", desconversou Jhatibzadé, lembrando que o Irã "sempre foi favorável a esse tipo de conversa".

"A desescalada e o estabelecimento de relações" entre estes dois países "são benéficos para ambas as nações", acrescentou.

No final de abril, o Irã comemorou a "mudança de tom" por parte da Arábia Saudita, após declarações consideradas conciliadoras do príncipe herdeiro, que disse desejar "relações boas e especiais" com a República Islâmica.

Teerã e Riade romperam os laços diplomáticos em 2016, o que criou uma ruptura importante na região.

Ambos estão envolvidos em conflitos regionais, apoiando lados opostos, especialmente na Síria e no Iêmen.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)