(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FRANKFURT

Lufthansa implanta o efeito pele de tubarão para que suas aeronaves poluam menos


03/05/2021 14:57

A frota de aeronaves da Lufthansa será equipada, a partir de 2022, com um revestimento que imita a pele de tubarão aplicada à superfície dos aviões para torná-los menos consumidores de combustível, anunciou a empresa alemã nesta segunda-feira (3).

A inovação é fruto de uma parceria entre a Lufthansa Technik, subsidiária de manutenção da empresa, e a gigante química BASF, de acordo com um comunicado.

O revestimento aplicado em uma parte da fuselagem da aeronave será composto por 'escamas' de cerca de 50 micrômetros (50 milionésimos de metro) que reduzem a resistência e melhoram a aerodinâmica.

Essa propriedade também se encontra na pele de tubarão, que possui saliências minúsculas e que pesquisadores e industriais vêm estudando há muitos anos.

Essa cobertura equipará parte da superfície da frota operada pela Lufthansa Cargo, que incluirá dez aeronaves Boeing 777F, daqui até 2022.

Dessa forma, a empresa quer reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2 na atmosfera.

Graças a uma redução do atrito "de mais de 1%", a Lufthansa estima que haverá uma economia anual de 3.700 toneladas de querosene, o que representa cerca de 11.700 toneladas de emissões de CO2.

Para efeito de comparação, a subsidiária da Lufthansa Cargo emitiu 3,9 milhões de toneladas de CO2 em 2020, indica o relatório ambiental da empresa.

A Lufthansa Technik e a BASF planejam estender sua nova tecnologia a outros tipos de aeronaves "para poder apoiar ainda mais as companhias aéreas em todo o mundo a atingir suas metas de emissões", segundo o comunicado.

O Grupo Lufthansa estabeleceu para si próprio o objetivo de reduzir as suas emissões de CO2 em 50% até 2030, em comparação com os níveis de 2019.

A indústria da aviação aposta há décadas na tecnologia de pele de tubarão para economizar combustível.

Em fase de testes, várias aeronaves já voaram equipadas com esse revestimento especial.

Lufthansa

BASF

BOEING


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)