(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CARACAS

'Médico dos pobres' da Venezuela é beatificado, último passo para a santidade


30/04/2021 13:41 - atualizado 30/04/2021 13:43

O "médico dos pobres" José Gregorio Hernández, venerado como santo na Venezuela, foi beatificado nesta sexta-feira (30) pela Igreja Católica, um acontecimento aguardado durante décadas por milhões de fiéis.

"Com a nossa autoridade apostólica, concedemos que o venerável servo de Deus, José Gregorio Hernández Cisneros, fiel leigo, especialista na ciência e excelente na fé (...), de agora em diante será chamado beato", disse o núncio apostólico Aldo Giordano em um pequeno ato religioso na capela de um colégio de Caracas, que durou cerca de duas horas.

"Viva José Gregório!", "José Gregório é nosso!", expressaram os presentes imediatamente depois, enquanto se revelava um mosaico do "servo de Deus", vestido com seu típico traje preto, jaleco de médico e estetoscópio, com uma auréola na cabeça.

A pandemia do coronavírus, que lotou hospitais com uma segunda onda muito intensa, impediu uma grande cerimônia em um estádio para reunir milhares de pessoas, como se pensou em um primeiro momento.

O médico é objeto de intensa devoção e, apesar do apelo dos organizadores da cerimônia para que os fiéis transformem suas casas em "pequenos templos", muitos acreditam que devotos de Hernández se reunirão diante da igreja do bairro bairro popular de La Candelaria, onde seu corpo estava sepultado até outubro de 2020, quando foi exumado para o processo de beatificação.

Outro altar no bairro de La Pastora, onde José Gregorio morreu aos 54 anos em 1919 atropelado por um carro, também é um ponto de congregação de seus devotos.

A sua beatificação neste momento adquire uma aura singular, visto que o médico teve que lutar contra a gripe espanhola no seu país há pouco mais de um século.

"Sua beatificação ocorre em um momento dramático", disse à AFP o núncio apostólico Aldo Giordano. "Como cientista que lutou contra os vírus, está escrito nas estrelas que ele tinha que ser beatificado quando a humanidade precisa de esperança, precisa encontrar um caminho" e "ele pode nos ajudar".

Giordano presidiu a cerimônia na ausência do cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado da Santa Sé, que cancelou a viagem devido à pandemia.

José Gregorio Hernández se distinguiu por prestar ajuda gratuita aos mais humildes durante a epidemia de gripe espanhola no início do século XX, que matou milhões de pessoas em todo o mundo.

Nos últimos dias, murais com seu rosto foram pintados por todo o país.

O decreto de beatificação foi assinado pelo papa Francisco em junho de 2020, após a aprovação de um milagre em 2017.

Yaxury Solorzano, de 10 anos, sobreviveu após sofrer um ferimento grave à bala. Sua mãe rezou a José Gregorio Hernández para salvar sua filha.

Ela sentiu, segundo relata a Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), uma mão em seu ombro e uma voz: "Fique calma, vai ficar tudo bem!"

A beatificação é a última etapa antes da canonização.

Yaxury e sua família, junto com parentes do Dr. Hernández, estão entre as 150 pessoas que participarão da cerimônia na pequena e moderna igreja do Colegio La Salle em Caracas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)