Publicidade

Estado de Minas TORREJÓN DE ARDOZ

Repatriados os corpos de europeus assassinados em Burkina Faso


30/04/2021 15:18 - atualizado 30/04/2021 15:19

Assassinados no início da semana em Burkina Faso, os corpos de dois jornalistas espanhóis e de um ativista ambiental irlandês foram repatriados nesta sexta-feira (30) para a Europa, onde foram recebidos com homenagens.

Coincidindo com sua chegada, Espanha, França, Alemanha e Itália divulgaram um comunicado conjunto reafirmando seu compromisso com a segurança do Sahel, uma área onde países como Mali, Níger ou o próprio Burkina Faso enfrentam ataques jihadistas desde 2015.

Os restos mortais dos jornalistas espanhóis David Beriáin e Roberto Fraile e do ativista irlandês Rory Young, foram repatriados da capital burquinense, Uagadugu, em um avião militar que aterrissou pela manhã na base de Torrejón de Ardoz, ao leste da capital espanhola.

O corpo de Young, que a princípio o Ministério das Relações Exteriores espanhol disse que seria transferido para a Irlanda, foi levado nesta sexta-feira para a Holanda, onde vive a família de sua esposa holandesa, disse à AFP um executivo da ONG onde trabalhava o ativista, a Chengeta Wildlife, de proteção da fauna selvagem.

O funeral de Young "será no sábado na próxima semana", disse Roeland van der Geer, acrescentando que a casa da família do ativista foi tomada por "flores de todo o mundo".

- "Grande homenagem" -

Os três europeus foram vítimas de um ataque em um parque natural no leste de Burkina Faso, enquanto acompanhavam militares e guardas florestais de Burkina Faso em uma patrulha anticaça predatória.

"Todos temos que oferecer nossa pequena grande homenagem a quem sempre está por trás da câmera. Hoje eles estão diante da câmera, são os protagonistas do dia. David e Roberto, que tanto fizeram para dar voz aos que não a têm", declarou a chanceler espanhola, Arancha González Laya, na base militar.

Junto com Margarita Robles e Síle Maguire, González Laya recepcionou os três caixões, transportados nos ombros por 24 oficiais do Exército do Ar espanhol, na presença de familiares dos mortos.

A ministra dos Assuntos Exteriores anunciou que o governo entregará a Beriáin e a Fraile uma medalha de honra ao mérito civil "por seu trabalho pela imprensa que engrandecem a democracia".

Com 43 e 47 anos, respectivamente, Beriáin e Fraile eram repórteres experientes que cobriam situações perigosas durante a filmagem de um documentário sobre a caça predatória em Burkina Faso.

Na segunda-feira, o comboio em que viajavam com Rory Young foi atacado por homens armados no Parque Nacional Arly.

Em um primeiro momento, os três foram considerados desaparecidos, mas na terça-feira as autoridades do país informaram que eles foram "executados por terroristas".

- Compromisso com o Sahel -

Esta região é palco habitual de operações de grupos jihadistas que custaram a vida de vários ocidentais nos últimos anos, especialmente jornalistas e colaboradores.

"Se aprendemos uma lição deste terrível evento, foi a importância que tem para o nosso país continuar apoiando os esforços para a paz e a estabilidade no Sahel", completou a ministra González Laya.

"São vizinhos dos nossos vizinhos (...) É uma zona de enorme turbulência, de grandes riscos geopolíticos e geoestratégicos para o nosso país", frisou.

Espanha, Alemanha, França e Itália lançaram uma declaração conjunta para reafirmar o seu compromisso de cooperar com esta área da África Ocidental, especialmente em matéria de segurança.

"Continuaremos as iniciativas existentes para apoiar os exércitos da região, assim como a gendarmeria e as forças de segurança interna em suas operações, sua formação, seu treinamento e no fortalecimento de suas capacidades", disseram no comunicado.

A chefe da diplomacia espanhola indicou nesta quinta-feira estar ciente de uma declaração na qual um grupo jihadista assumia a responsabilidade pelo ataque, mas exigiu uma investigação do governo de Burkina Faso para que "todos os fatos sejam esclarecidos".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade