(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HAVANA

Havana abre licitação para transporte urbano de bicicletas


29/04/2021 19:02

O governo de Havana abriu nesta quinta-feira (29) uma licitação para administrar bicicletas para empresas privadas ou estatais que ajudem a amenizar a falta de transporte urbano e reduzir a poluição.

A capital cubana, com 2,1 milhões de habitantes, sofre de uma falta crônica de transporte, centrada em uma empresa pública de ônibus, além de táxis públicos e privados.

Segundo o jornal provincial Tribuna de La Habana, o projeto denominado Ha'Bici Neomovilidad é apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e financiado pelo Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF) e pelo Fundo de Desenvolvimento do Ministério dos Transportes local.

O sistema em licitação terá 9 estações e um total de 350 bicicletas e funcionará na zona oeste da cidade, disse o jornal.

Trata-se de promover "a utilização segura, diária e massiva da bicicleta como meio de transporte sustentável e ecológico, o que contribui para a mitigação das alterações climáticas", acrescenta.

É uma "notícia interessante: o Sistema Público de Bicicletas está em licitação", informou Oniel Díaz, da consultoria privada Auge, em sua conta no Twitter.

Em fevereiro, o governo cubano autorizou o trabalho privado em mais de 2.000 atividades, antes reservadas ao Estado, mas ainda não aprovou legislação que autorize as pequenas e médias empresas (PMEs).

O transporte público de bicicletas se generalizou na década de 1990, quando a falta de petróleo paralisou o transporte motorizado durante uma grave crise econômica na ilha conhecida como "Período Especial", após o desaparecimento da União Soviética.

O uso da bicicleta diminuiu muito na primeira década de 2000, quando a Venezuela voltou a fornecer combustível para Cuba e o transporte urbano foi reativado.

O ciclismo é limitado pelo sol quente e pelas altas temperaturas que castigam a cidade durante boa parte do ano, que apesar de ter um calçadão amplo também possui várias pistas.

Twitter


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)