Publicidade

Estado de Minas MÉXICO

Templo Mayor asteca sofre pequenos danos após tempestade de granizo


29/04/2021 14:57

Um edifício histórico no sítio arqueológico do Templo Mayor, na Cidade do México, sofreu pequenos danos depois que um telhado desabou na quarta-feira em uma tempestade de granizo, informou o governo mexicano nesta quinta-feira (29).

Em uma avaliação preliminar, o Ministério da Cultura detalhou que a chamada Casa de las Águilas, o local mais sagrado para os antigos mexicanos, teve danos nas estruturas do telhado e na cerca perimetral do prédio.

No entanto, "os efeitos nas estruturas pré-hispânicas são menores, recuperáveis e restauráveis, e os especialistas cuidarão disso", disse a agência oficial em um comunicado.

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse que o Ministério da Cultura e o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) já estão trabalhando nas avaliações correspondentes e estima que a cobertura metálica será substituída.

"Desde a noite passada eles estão trabalhando para ver se houve danos aos templos (...) Com certeza vão colocar outro telhado", disse o presidente em sua habitual conferência matinal.

Na noite de quarta-feira, uma chuva acompanhada de granizo foi registrada em um setor da capital mexicana, causando pequenos danos e cobrindo as ruas de branco.

Durante o incidente, um oficial de segurança ficou ferido, mas está fora de perigo.

A zona arqueológica foi reaberta na terça-feira, após ficar fechada por meses devido à pandemia de covid-19.

O Templo Mayor, que também possui um Museu do Sítio, foi descoberto no século XX e arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História mantêm trabalhos permanentes.

As investigações arqueológicas mais recentes mostram pelo menos sete estágios de construção.

Segundo a lenda asteca, o Templo Mayor foi construído no local onde os mexicas, vindos de Aztlán, encontraram o cacto sagrado sobre o qual uma águia pousou com as asas estendidas ao sol, imagem personificada na bandeira mexicana.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade